Quais áreas de processos de uma empresa são priorizadas para otimização? E como você deve proceder em relação a isso? 

Written by SAP Signavio Team | 3 min read
Published on: January 22nd 2024 - Last modified: January 22nd, 2024
Fujitsu success story

Nenhuma empresa quer ser superada pela concorrência. E nenhuma organização pode se dar ao luxo de não aproveitar oportunidades para se diferenciar e gerar aprimoramentos tangíveis nos negócios. É por isso que muitas organizações reconheceram a importância de processos de negócios otimizados.

Mas reconhecer e ter sucesso não é a mesma coisa. Quais áreas de negócios a maioria das organizações está focada em otimizar? E qual função a prática emergente da observabilidade de processos pode ter nisso?

Manutenção da competitividade e da agilidade

Muitas organizações entendem as pressões do ambiente de negócios moderno e a necessidade de se manterem competitivas e ágeis, mesmo enfrentando diversas ameaças. Na pesquisa da IDC de 2023 sobre a transformação de processos moderna, cerca de metade dos entrevistados (48,1%) afirmaram que as mudanças nas expectativas dos clientes impactavam significativamente seus negócios, enquanto 37,7% disseram que a concorrência mais forte era impactante.

Esses problemas são muito preocupantes e deveriam disparar alarmes nos negócios de todos os setores. A mesma pesquisa da IDC revelou que, em resposta a essas pressões, 39,2% das empresas entrevistadas se concentraram principalmente em aumentar a eficiência organizacional nos últimos dois anos.

Necessidade da otimização de processos de negócios

Pressões como as expectativas dos clientes e a forte concorrência são os motivos pelos quais as organizações estão tão propensas a otimizar seus processos de negócios para obter ganhos que lhes trarão vantagens competitivas. O novo white paper da IDC, patrocinado pela SAP, "Observabilidade dos processos de negócio: uma abordagem colaborativa à capacitação da transformação" (doc #EUR251308223, novembro de 2023), mostra como as organizações precisam obter insights práticos sobre seus processos e entender, simplificar e automatizar operações. Ainda assim, menos da metade dos entrevistados declararam que suas organizações têm um bom desempenho em relação aos recursos centrais de gestão de processos de negócios (BPM).

Apenas um terço das organizações usam ferramentas especializadas de inteligência de processos para antecipar problemas potenciais e alertar seus times sobre eles, enquanto para 68,7% dos entrevistados, o foco principal está no monitoramento e nas métricas de processos. Em resumo, embora estejam indo razoavelmente bem em relação aos recursos básicos de BPM, as organizações enfrentam dificuldades com as funcionalidades e os recursos mais avançados.

white paper da IDC, patrocinado pela SAP, "Observabilidade dos processos de negócio: uma abordagem colaborativa à capacitação da transformação" (doc #EUR251308223, novembro de 2023)

Além disso, o grau de foco em BPM varia entre as funções de negócios. Operações de TI (39,8%), gestão e operações gerais (34,7%) e CX e CRM (33,8%) foram as áreas com melhor classificação no white paper da IDC. Mas, as organizações certamente precisam buscar a otimização de processos em toda a empresa para alcançar seus objetivos estratégicos. Qualquer ganho ou aprimoramento é essencial, então, como consegui-los da maneira mais adequada?

Uma nova abordagem de processos

As organizações precisam de um nível muito mais aprofundado de insights práticos: por que um processo tem um comportamento específico, por que (e quando) os problemas aparecem, onde as oportunidades de aprimoramento podem ser encontradas e, até mesmo, se as mudanças estão tendo um impacto positivo e em que medida.

Embora isso possa ser conseguido com a mineração de processos, uma nova abordagem pode oferecer um desempenho de processos ainda melhor. Ela é altamente colaborativa e exige que diversos stakeholders com diferentes históricos, responsabilidades e conjuntos de habilidades trabalhem juntos com várias fontes de informações e perspectivas de análise. Isso gera uma visão mais rica de todos os elementos de processos de negócios, assim como de sua integridade e desempenho, e significa que os times podem implementar rapidamente mudanças e entrar em ação.

A IDC declarou que qualquer organização capaz de identificar e integrar os dados necessários em diversas fontes para promover insights, "terá vantagens sobre as que não puderem fazer isso". As empresas podem se dar ao luxo de dispensar essa vantagem potencial ao não priorizar a nova abordagem em todas as funções de negócios?

Para insights mais aprofundados sobre a otimização de processos de negócios, você pode fazer o download e ler o novo white paper da IDC, "Observabilidade dos processos de negócio: uma abordagem colaborativa à capacitação da transformação".

Published on: January 22nd 2024 - Last modified: January 22nd, 2024